sábado, 29 de dezembro de 2012

ANO 2013


 

DATAS

jan- 26 e 27 
Uma linha em Movimento com VERA SILVA
Na atualidade, o termo "desenhos" traduz imagens que envolvem objectos, ações, performances ou instalações, não se limitando aos materiais tradicionais associados à prática do desenho. A proposta para o workshop consiste na representação da linha - um elemento da linguagem plástica - de modo performativo e em movimento, com recurso ao corpo enquanto suporte.

fev 23 e 24
Movimento improvisado com PETER MICHAEL DIETZ 
Corpo no espaço ..Vertical / horizontal ..Linhas ...Levantando....Caindo ...quebrando limites. Velocidade. Tocar e ser tocado. Alegria de estar dançando. Sabendo que você pode dançar. Compartilhar este momento incrível.

mar 23 e 24
Musicar o Corpo com TIAGO RALHA
Ao reflectirmos sobre o ensino da música e dança há vários verbos em comum: Improvisar, seleccionar, partilhar, colaborar, praticar, aperfeiçoar, analisar,discutir, observar, copiar, explorar, ouvir, criar, respeitar, estudar, investigar, entre muitos outros.Os conteúdos explorados prendem-se com jogos  confiança, improvisação, pulsação e componentes do movimento ou seja ritmo, espaço, energia.

abr 27 e 28
Gyrokinesis com TERESA FABIÃO
Incorpora alguns dos princípios fundamentais do ioga, da dança, do tai-chi e da natação. Esta metodologia trabalha todo o corpo através do movimento da coluna vertebral e da pélvis, mobilizando as articulações e os músculos, com base em movimentos rítmicos e ondulantes que, por sua vez, estimulam os orgãos internos e integram diferentes padrões de respiração.

jan- 26 e 27, fev 23 e 24,mar 23 e 24, abr 27 e 28,mai 25 e 26,jun 29 e 30
Dança para bebes com GABRIELA BARROS
Utilização de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade através de imagens, sensações, emoções, histórias,canções, etc.), que inspirem diferentes modos e qualidades de movimento.

jun 29 e 30
Do movimento à escrita do corpo com SAMUEL GUIMARÃES
proposta para o workshop consiste no cruzamento das artes performativas com as artes plásticas e do
video, com enfoque em apontamentos das suas histórias moderna e recente, para criação de contextos
de criação e experimentação

CVs

Vera Silva 1980. Licenciatura no curso de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade católica Portuguesa; Mestrado em  Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Atualmente a frequentar  o Doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
O percurso profissional inclui empresas ligadas à produção audiovisual e docência em Artes Visuais.

Peter Michael Dietz, 1966. Bacharel em dança pela Eur.Dance Develop.Center (EDDC) – Holanda. 
Como performer trabalhou com diversos criadores: Romulus Neagu (ROM), Companhia Paulo Ribeiro, Companhia Clara Andermatt, Jangada de Pedra (Aldarra Bizarro), Circular Ar, RE.AL (POR), Dance Alliance (Mary O´Donnell)(EUA), Fura Dels Baus (ESP), Dancelab (Anita Saij) (DK), entre outros. Como professor de dança e movimento e orientador de workshops tem trabalhado em diferentes instituições: Centro Em Movimento (Sofia Neupath),Companhia De Dança De Almada, Fórum Dança, Chapitô, Lugar Presente, Arte Total, Balletteatro (POR), Centro Apolo-Hermilo (PE), Nova Dança (SP), SESC-Copacabana (RJ), Escola de dança da UFBA (BA), EDDC(HOL), Dancelab(DK), 
Como coreógrafo convidado criou trabalhos para Companhia Paulo Ribeiro, Arte Total, Circular AR, Companhia De Dança De Almada (POR). Como criador de trabalhos independentes apresentou-se em diversos locais: I (don´t) belong here...Believe me... (Teatro Viriato), Nos Somos (Arte Total), Leão de Lisboa (Estúdio Rui Horta), Dedication to Nonsense (ACARTE), Versão ao vivo (Armazém 14), Mistureba, (SESC-POMPÈIA), Viva o momento (Black Box-CCB), Nimphsss (Marco Zero-Recife), Valqurias (Sítio da Trindade), Solo sem som (Teatro Apolo), 7 solos for 11 scenes falling through (Teatro de Santa Isabel), Debaixo dos lençóis (Teatro Viriato), Quase sem Pegadas (Teatro Apolo), Algumas pedaços de Dança (Teatro do Arraial) Como consultor: Projeto Chamas de Jens Altheimer (ALE), Projeto Vale e Projecto Lã e neve de Madelena Vittorino (POR)

Tiago Ralha 1990. iniciou os seus estudos musicais em 1993 na Associação Cultural “O Bando dos Gambozinos”.Em 2012 terminou a Licenciatura em Música, Variante em Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo. Tem colaborado com a empresa Missom, Instrumentos Musicais, Lda, e em alguns projectos com os Serviços de Áudio-IPP, assim como em projectos independentes como sonoplasta, técnico de som, ou técnico de gravação ao vivo e em estúdio.

Teresa Fabião 1983. Mestre em Dança (UFBA, 2011) pesquisa sobre “Danças africanas e Interculturalidade em Portugal”.
Diplomada em ballet clássico pela Royal Academy of Dance (1989-2001), dedica-se com maior ênfase à dança contemporânea, formando-se com Peter Michael Dietz, Paola Moreno, Paulo Henrique, Amélia Bentes, Sophia Neuparth, Maria Ines Villasmill, Jean-Paul Bucchieri, Pedro Berdayes, Giovanni Luquini, entre outros.Tem conciliado esse percurso com um trabalho de consciência corporal, desenvolvido através da prática de Hatha Yoga, Pilates e Gyrokinesis®. Enquanto intérprete, destaca “Ilhas” (2008), espetáculo que o coreógrafo espanhol Victor Navarro criou para o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), “Sorria, você está na Bahia” de Norma Santana, vencedor do Edital Yanka Rudszka da FUNCEB/SECULT (2009), a performance em-processo "Arquivo&Processo" de Giovanni Luquini (2011). Como coreógrafa, cria os trabalhos “Sotaque Seu Toque” (2010), com estreia no Teatro Castro Alves (Salvador), “Odara”(2009), “Renascer”(2007), e os solos “Tecitura” (2009) e “Vou para Casa”(2009). Licenciada em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa (2006).Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (2012-2016), desenvolvendo pesquisa sobre processos contemporâneos de hibridização em dança decorrentes de deslocamentos culturais (de indivíduos, de informações), propondo uma re-significação de movimentos à luz de novas lógicas organizativas. 

Gabriela Barros 1985. Estudou dança na Arte Total -CEA.
Em 2005 concluiu o Intermediate, o Advanced Foundation da Royal Academy of Dance e está a preparar o Advanced 1 da mesma instituição. É licenciada em Saúde Ambiental, trabalhando a monografia e o projecto final do curso em conjunto com a área da dança com orientação da Professora Doutora Ana Macara e Cristina Mendanha. Desde 1998 tem trabalhado, como bailarina, com os coreógrafos Cristina Mendanha, Joana Domingues, Maria Reis Lima, Margarida Serrão, Paola Moreno, Inês Villasmil, Aldara Bizarro, Paulo Henrique, Peter Michael Dietz, Paula Castro , Joana Providência, Matej Kejzar e David Hernandez.Actualmente é bailarina, professora de dança, e assistente coreográfica da Arte Total. A terminar a tese de Mestrado em Educação Artística no IPVC.

Samuel Guimarães 1970. A minha prática de pesquisa assenta no cruzamento das artes performativas com as artes plásticas e do video para criação de contextos de criação e experimentação. Sou professor da licenciatura e mestrado em Teatro da escola superior de música e artes do espectáculo (ESMAE -IPP) desde 2002 e coordeno o serviço educativo do museu do douro, desde 2006. Tenho a Licenciatura e Mestrado em História da Arte da Faculdade de Letras de Universidade do Porto e sou aluno de doutoramento em educação artística da FBAUP da Universidade do Porto e membro do NEA_I2ADS, FBAUP.. Fui responsável pela programação do serviço educativo para o museu e parque de Serralves como coordenador e programador do serviço educativo (1999-2002) após ter sido aí monitor, desde 1992. 
Colaboro com várias instituições nacionais e internacionais (entre outros, Instituto de Estudos Europeu, Macau, CCB-Lisboa, Coimbra Capital da Cultura – Fundação Bissaya Barreto, Conseil de l’Europe – Grupo peritos Património, G.C.C.– serviço educativo). Sou co-autor de livros e autor artigos sobre educação artística e trabalho de projecto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário