Apresentação de GUELRA de Gabriela Barros e Filipe Lopes (Play Bleu)
ESE-IPVC DocNomads Dia 7 de Novembro 19:00H
(escola superior de educação instituto politécnico de viana do castelo)
DocNomads- is associated with a scholarship program granted by the European Commission, since this master is integrated within the Erasmus Mundus programme.
DocNomads, ESE/IPVC e AoNorte on Road
DocNomads é um mestrado internacional centrado no documentário, que resulta da parceria de universidades de Portugal, Hungria e Bélgica: Universidade Lusófona de Lisboa, University of Theatre and Film Arts, de Budapeste, e a Universidade LUCA, de Bruxelas. A ideia subjacente é que os alunos possam viver em diferentes culturas e sociedades, dando-lhes uma maior sensibilidade para a execução dos seus documentários em contextos culturais e sociais diferentes dos seus, por isso a mobilidade de Lisboa a Bruxelas via Budapeste é obrigatória para todos os alunos. As aulas são em inglês e o curso é de dois anos, 120 ECTS.
A Universidade Lusófona acolhe os alunos no primeiro e quarto semestre. Neste momento decorre já a 4º edição ( 2015-2017) e os filmes realizados pelos alunos das anteriores edições têm tido um resultado muito positivo. Muitos foram mostrados em centenas de festivais, alguns de grande importância como IDFA - Amesterdão, Festival de Locarno, FID Marselha ou DocLisboa, onde têm ganho prémios e menções. Um dos filmes ganhou o “Goya” em 2015, o mais prestigiado prémio de cinema em Espanha.
O plano de estudos do DocNomads junta componentes teórico-práticas com masterclasses de profissionais de renome e diversas experiências culturais, como participação em festivais e também trabalhos de campo em diversos locais de Portugal, para que os alunos tenham contacto direto com mundo e a cultura que os rodeia.
É um mestrado prático direcionado para o documentário de criação, incentivando os alunos a desenvolverem uma linguagem autoral forte. A avaliação consiste em vários trabalhos escritos e três curtas-metragens, sobre um lugar ou personagem, o que instiga os alunos a explorarem e encontrarem histórias para contar.
É nesse contexto e em parceria com o IPCV-ESEVC, a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual, Grupo Etnográfico da Areosa e AXIS Hotel e outros parceiros locais, que este ano, os 26 alunos do DocNomads se deslocam a Viana do Castelo, para 15 dias de workshop de prática intensiva de filmagens, de onde resultarão 13 filmes de 5 minutos sobre personagens locais.
Este workshop é coordenado pelos realizadores Tiago Hespanha e Margarida Cardoso e tem como convidada especial a realizadora Peruana – um dos nomes mais relevantes do cinema documental mundial – Heddy Honigmann. Neste workshop vão também colaborar cerca de 13 participantes de Viana do Castelo que farão parte das equipas de filmagens, cooperando em todas as fases, desde a pesquisa até à montagem final dos filmes.
De dia 2 a 14 Novembro, as aulas e masterclasses vão realizar-se no auditório do ESEVC-IPVC. As masterclasses da Heddy Honigmann ( dia 5, 6 e 7 de Novembro ) estão abertas a inscrições dentro dos lugares disponíveis (consultar horários e processo de inscrição no site ao-norte@nortenet.ptao-norte@nortenet.pt)
Todos os parceiros que ajudaram a pôr de pé este workshop acreditam na sua relevância, não só no aspecto de formação, mas como experiência multicultural e de troca de ideias. A aceitação e entendimento das diferenças culturais e a tolerância são a maior mais valia nos dias difíceis que atravessamos hoje. Preparem-se então para durante estes 15 dias verem passar muitos jovens de todas as nacionalidades, carregando as suas câmaras e microfones, treinando assim a arte de filmar e o dom de captar a riqueza cultural e humana como património.
O mestrado é aberto a qualquer pessoa licenciada em Cinema ou Media. Cineastas independentes também são aceites, desde que possuam um bom portefólio e conhecimentos sólidos de inglês. Durante o processo de seleção, os alunos têm de realizar um filme de apresentação em que mostram "o seu mundo", físico ou psicológico, assim como apresentar um certificado de habilitações ou carta de recomendação. O filme é avaliado pelos responsáveis do projeto, professores das três universidades. A segunda fase é uma entrevista via Skype, em que são avaliadas as capacidades sociais dos candidatos, para perceber se estão aptos a integrar a experiência. Ao DocNomads está associado um programa de bolsas atribuídas pela Comissão Europeia , uma vez que este mestrado está integrado no programa Erasmus Mundus.
Informações práticas e mais detalhadas sobre o DocNomads podem ser consultadas no site: http://www.docnomads.eu/
Sem comentários:
Enviar um comentário